sábado, 26 de maio de 2012

Acompanhamento Nutricional na Gestação


          A importância de uma alimentação equilibrada, o consumo de vitaminas e minerais são muito importantes durante a gestação. Muitas mulheres procuram um profissional para emagrecer, somente depois do parto.
        O acompanhamento da gestante pelo nutricionista pode resolver muitos dos problemas comuns na gravidez, como enjoos e o excesso de peso adquirido durante esse período.
         Muitas pacientes tem enjoos até mesmo ao beber água e com isso não conseguem se hidratar adequadamente.Outras tem vontade de comer grande quantidade de comida e acabam ganhando mais de 20 kgs nos 9 meses.
            O consumo de calorias, vitaminas e minerais deve ser maior entre as mulheres grávidas. Para que o peso não ultrapasse a normalidade, o acréscimo de energia deve ser de apenas 300 Kcal diárias (na média), o que corresponde a dois copos de leite desnatado. Durante a gestação é preciso encontrar um equilíbrio. Alimentos que são fontes de açúcar, bem como óleos e gorduras, devem ser ingeridos moderadamente. O excesso de sal e de alimentos indigestos como pepino, pimentão, melancia, pimenta, entre outros, devem se evitados. Café e bebidas alcoólicas também não devem ser consumidos.
           Para que esse aumento de calorias seja atingido, a gestante deve fazer de seis a oito refeições por dia, dando preferência ao consumo de frutas, legumes e verduras. Um jejum prolongado favorece a formação de corpos cetônicos, as substâncias químicas produzidas pela decomposição das gorduras, quando constituem o único substrato energético da gestante e que pode causar efeitos deletérios para o feto.
                No período de formação do bebê, o corpo da mãe utiliza uma parte de líquidos e energia oriundos da alimentação que ajudam no crescimento e na manutenção dos artifícios que protegem o feto, como a placenta e o líquido amniótico. A outra parte da energia fica retida em forma de gordura, localizando-se no abdômen, costas e coxas, sendo utilizada no decorrer da gravidez e do aleitamento.  Porém, caso haja um exagero no consumo de calorias, a energia ficará armazenada como gordura localizada.

                  A gestante não deve nem pensar em perder peso por estar insatisfeita com os quilinhos a mais, já que as deficiências nutricionais podem interferir na formação e no crescimento do bebê. Todas as vitaminas são importantes no período em que o feto está em desenvolvimento. O ácido fólico, o ferro e o cálcio, por exemplo, são elementos fundamentais para que a gravidez ocorra normalmente.
 

  Dra Caroline Moraes
   Nutricionista
  Atendimento Nutricional
  Contato: (21) 7870-9580 / (21) 3351-3195
     nutricionistacaroline@hotmail.com

segunda-feira, 21 de maio de 2012

Atendimento Nutricional Personalizado

Consiga atingir seus objetivos mais rápido. Tenha mais prazer em sua vida. Alimente-se bem, exercite-se.
Atendimento Nutricional Especializado agora em novo endereço:

   Avenida Meriti, 2008. Vila da Penha, Largo do Bicão. Agende sua consulta pelo telefone (21) 3351-3195.



     Caroline Moraes
       Nutricionista
      Contato: (21) 7870-9580
       nutricionistacaroline@hotmail.com

segunda-feira, 14 de maio de 2012

Como diminuir a vontade de comer Doces?

      A maioria das pessoas relatam que não conseguem ficar sem comer doces ou precisam ingerir depois do almoço ou pela tarde. Quando começo a analisar a dieta dos mesmos sempre encontro deficiências de minerais e vitaminas, ingestão inadequada de alguns alimentos, longos períodos sem comer entre outros.
      As causas para a compulsão por doces que não precisa ser somente por doces, mas sim por salgados, massas, pães estão associadas com deficiência de um hormônio do humor chamado serotonina, resistência a insulina, aumento do hormônio do estresse, o cortisol e pelo fato de haver algumas deficiências de ácido fólico, vitamina B6, magnésio, zinco, vitamina B12 e outros.
       Os sintomas podem ficar além da vontade de comer doces como fadiga, cansaço, sonolência durante o dia, preguiça, dor de cabeça, enxaqueca, suores e tremores em casos mais graves.
       Quando o paciente sente vontade de comer doce logo após o almoço é indicativo de resistência insulina, quadro que é caracterizado por uma insuficiência da insulina, hormônio que coloca o açúcar dentro das nossas células, fazendo com que o corpo “pense” que não há energia para as células e faz você comer mais.
        Se há uma vontade de doces no final do dia pode ser uma deficiência de serotonina que está aliada a deficiência de vitamina B6, B9, B12, zinco, magnésio, triptofano e outros.
         Outro fator bastante comum também é ficar longos períodos sem se alimentar e haver um aumento do hormônio do estresse, o cortisol, que é responsável por aumentar a energia no nosso corpo e para isso ele emite sinais no cérebro para que haja uma ingestão de energia, no caso de alimentos ricos em calorias como doces, massas, guloseimas, pães e outros.
         Há muita coisa para ser feita. Primeiramente é preciso que consulte um nutricionista para verificar qual tipo de deficiência está relacionada a sua vontade de comer doces.
         É sempre importante ressaltar que a consulta com o nutricionista é fundamental para se ter melhores resultados pensando na individualidade bioquímica e que todos nós respondemos diferentemente aos tratamentos.


    Caroline Moraes
     Nutricionista
     Atendimento Nutricional
     Contato: (21) 7870-9580

terça-feira, 8 de maio de 2012

Bolo Prestígio sem Açúcar

   Bom dia,

   Hoje estou postando uma receita deliciosa, para pessoa que fazem dietas com ingestão controlada de açúcar ou mesmo para diabéticos.
   Espero que gostem.

    Beijos

 
Receitas Diet/Light/Diabetes
Bolo prestígio totalmente sem açúcar

Rendimento : 10 porções
Calorias : 83 por porção

Ingredientes
- 4 ovos
- 1 colher de sopa de adoçante (sacarina, ciclamato ou sucralose)
- 2 colheres de sopa farinha de trigo
- 2 colheres de sopa chocolate em pó diet
- 1 colher de sopa fermento em pó
- margarina light para untar
- farinha de trigo para polvilhar fôrma
- 1 copo de refrigerante diet para umedecer o bolo

Recheio
- 1 ½ copo de leite desnatado
- 1 pacote de pudim diet sabor coco

Cobertura
- 1 ½ copo de leite desnatado
- 1 pacote de pudim diet sabor chocolate
- 50 g coco ralado

Modo de preparo
1 - Bata as claras em neve.
2 - Adicione as gemas e o adoçante.
3 - Junte a farinha, o fermento, o chocolate em pó peneirados e misture levemente.
4 - Despeje em fôrma untada e polvilhada, asse em forno médio, pré-aquecido, por 15 minutos.
5 - Desenforme, corte ao meio e reserve.

Recheio
1 - Misture um copo de leite com o pó para pudim e leve ao fogo para engrossar.
2 - Retire do fogo, adicione o leite restante e mexa bem.
3 - Faça o mesmo processo para a cobertura.
4 - Corte o bolo ao meio, umedeça com meio copo de refrigerante e coloque o recheio.
5 - Cubra com a outra parte do bolo umedecido, espalhe a cobertura e decore com coco ralado.


IMPORTANTE
  • Procure o seu médico para diagnosticar doenças, indicar tratamentos e receitar remédios.

           Caroline Moraes
            Nutricionista
            Atendimento Nutricional
            Contato: (21) 7870-9580
             nutricionistacaroline@hotmail.com

        

sábado, 5 de maio de 2012

Óleo de Cártamo...


O óleo de Cártamo é um anti-oxidante natural que possui propriedades que podem acelerar o metabolismo das gorduras, auxiliando assim, no controle da obesidade e ajudando na perda de peso.

Estudos indicaram que esse óleo contém substâncias que atuam obrigando o organismo a usar a gordura acumulada como combustível contribuindo para uma maior eliminação de gordura.

Tradicionalmente, a cultura foi cultivada por suas sementes, e utilizados para coloração e aromatização alimentos, de medicamentos, e que torna vermelho (carthamin) e corantes amarelo, especialmente antes de mais barato anilina corantes tornou disponível. Durante os últimos cinquenta anos ou mais, a planta foi cultivada principalmente para os óleos vegetais extraídos de suas sementes. Em Abril de 2007, foi comunicado que geneticamente modificados cártamo, foi criado para criar insulina.

Óleo de Cártamo é insípido e incolor, e nutricionalmente similares ao óleo de girassol. É usado principalmente como um óleo de cozinha, em molho para salada, e para a produção de margarina. Também pode ser tomado como um suplemento nutricional. INCI nomenclatura é Carthamus tinctorius.

Flores de Cártamo são por vezes utilizados na cozinha como um substituto mais barato para o açafrão, e são, portanto, por vezes referido como "açafrão bastardo". Sementes de Cártamo também são muito comumente utilizadas como uma alternativa ao girassol.

O óleo de cártamo pode ser um auxiliador na perda de peso, mas deve ser ingerido juntamente com uma orientação alimentar adequada para que a perda de peso seja benéfica e significativa.
Procure sempre a orientação de um médico ou nutricionista.


               Fonte: www.oleodecartamo.com.br


                 Caroline Moraes
                  Nutricionista
                  Contato: (21)7870-9580
                  nutricionistacaroline@hotmail.com

quinta-feira, 3 de maio de 2012

A importância da Alimentação e Suplementação para praticantes de atividade física

      A realização de uma atividade física é muito importante para saúde, seja para a manutenção do nosso peso, para mantermos nossos ossos saudáveis ou tonificarmos nossa musculatura. O que poucas pessoas sabem, ou dão menos importância, é a adequação da alimentação, e da suplementação para melhorar o desempenho na academia. O que acontece é que muitas pessoas começam a treinar e mantem a mesma alimentação, ou mudam por ouvirem algumas recomendações e nem sempre essas noções de alimentação e suplementação são eficazes ou verdadeiras. Uma alimentação adequada pode aumentar a força, o ganho de massa muscular e o enrijecimento.Melhorando assim a autoestima, entre outros muitos benefícios. O ideal é consultar um profissional qualificado que adeque a ingestão e os horários corretos da ingestão de aminoácidos, carboidratos, sais minerais entre outros, de acordo com o seu treino e seu ritmo de vida. Comprove a diferença em pouco tempo e sem fazer sacrifícios.



Dra Caroline Moraes
Nutricionista
Atendimento Nutricional para Atletas e Praticantes de Atividade Física.
Contato: (21) 7870-9580

quarta-feira, 2 de maio de 2012

Nutrição

       Nutrição deveria ser uma matéria aprendida na escola. Todos deveriam saber o básico para viver melhor e com saúde. Até por que o alimento é essencial para a vida, para o bom-humor,para um corpo sarado, para uma pele mais jovem e bonita, para se ter saúde e viver mais.Além disso ele tem o poder de unir as pessoas. Verdade que todas as pessoas quando marcam um compromisso, por menor que for, consome alguma coisa. Seja uma reunião de negócios, um aniversário ou apenas um encontro com amigos para um bate-papo. Dita sua importância, deixarei dicas de alimentação, falarei sobre a importância da suplementação para a performace física, fitoterápicos, dietas, receitas. Aberto sempre a perguntas e comentários. Até Breve...
  
 Caroline Moraes
  Nutricionista
  Atendimento Nutricional
  Contato: 21 7870-9580