sábado, 14 de junho de 2014

Retirar Glúten e lactose da dieta não emagrece.

 
 " Chumbo, urânio e cocaína também não contem glúten."

    Cuidado modismo nem sempre é saudável!
 
  Retirar Glúten e lactose da dieta não emagrece.
O glúten e a lactose estão sendo alvo de polêmicas sobre a sua retirada da alimentação com o objetivo de emagrecer. Eles são mocinhos ou vilões, engordam ou emagrecem, fazem tão mal à saúde? Primeiro precisamos entender o que é a sensibilidade ao glúten e a intolerância à lactose.
Segundo o Consenso Brasileiro de Alergia Alimentar (2007) nas alergias alimentares o sistema imunológico reage aos alimentos produzindo anticorpos, que faz com que os mastócitos liberem histamina, responsável pelos sintomas alérgicos. Pode ser causado por herança genética, hábitos alimentares, doenças infecciosas, idade. A intolerância alimentar não envolve anticorpos.
 
  Glúten
     O Glúten é uma proteína composta pela mistura das proteínas gliadina e glutenina, que se encontram naturalmente na semente de muitos cereais, como trigo, cevada, centeio e aveia. Para algumas pessoas ( os Celíacos), a ingestão de glúten provoca danos na parede do intestino alimentos com Glúten, acarretando prejuízos para a saúde do alérgico.
     Já a Doença Celíaca é uma reação autoimune do organismo provocada pela ingestão de glúten. As células de defesa atacam o glúten mas ao mesmo tempo atacam também as paredes do intestino, provocando uma atrofia na mucosa intestinal que impede a absorção dos nutrientes. É uma doença crônica que exige a eliminação total do glúten na dieta por toda a vida.     Existem dietas que excluem totalmente o glúten da alimentação, porque algumas pessoas afirmam que o glúten está diretamente relacionado com a obesidade. Existe um livro da autoria de Regina Racco intitulado Glúten e Obesidade: A Verdade Que Emagrece, onde essa ligação é feita. Apesar disso, especialistas afirmam que a eliminação total do glúten só é aconselhada a pessoas que sejam intolerantes a essa proteína.   O glúten está presente em muitos carboidratos, a redução do glúten na alimentação implica uma redução nas calorias e consequentemente no peso, algo que acontece em qualquer tipo de dieta, com ou sem restrição do glúten. 

INTOLERÂNCIA À LACTOSE

     Incapacidade parcial ou total para digerir a lactose. Na maioria dos mamíferos a atividade da enzima lactase diminui na parede intestinal após o desmame (Hipolactasia), provocando sintomas de intolerância à lactose. A intensidade dos sintomas de distensão, flatulência, dor abdominal e diarreia variam, dependendo da quantidade de lactose ingerida, e aumentam com o passar da idade. A intolerância pode ser leve, moderada ou severa, e a retirada parcial ou total dos produtos lácteos dependerá do grau de intolerância.
    Para evitar os prejuízos nutricionais decorrentes da exclusão total e definitiva da lactose da dieta, após exclusão inicial de lactose, geralmente é recomendada a reintrodução gradual de acordo com o limiar sintomático de cada indivíduo. Normalmente o leite tem os piores sintomas, seguido do iogurte e depois os queijos. A exclusão total e definitiva da lactose deve ser evitada para evitar deficiência na
ingestão de cálcio.

SUBSTITUTOS: Já existem inúmeros produtos “LACFREE” :
iogurtes, queijos, leites ou substituir por leite de soja, leite de arroz, queijos com menor teor de lactose (cheddar, mussarela de búfala, cabra)

ALIMENTOS RICOS EM LACTOSE: leite de vaca, leite de cabra, queijos frescos, creme de leite, manteiga, requeijão, iogurtes




MITO: retirar glúten e lactose da dieta NÃO emagrece!

Não há evidências científicas que a retirada do glúten ou da lactose da alimentação promova perda de peso. Emagrecer é uma equação entre o que ingerimos e o que gastamos. Precisamos reduzir a ingestão calórica dos alimentos e/ ou aumentar exercício físico (Gasto energético), promovendo balanço energético negativo.

A preocupação em substituir os alimentos ricos em glúten ou lactose deve ser com o objetivo de tratar alergias e intolerâncias alimentares diagnosticadas, para amenizar os sintomas. O valor calórico dos alimentos substitutos do trigo/ aveia/ centeio/cevada não é menor, são similares, portanto não promovem redução calórica na preparação.

A indústria lançou inúmeros produtos e introduziu nos rótulos as informações  “LACFREE” e “NÃO CONTÉM GLUTEN”. Estes produtos possuem valores nutricionais semelhantes, o objetivo é trazer maior variedade alimentar, evitar a monotonia dos programas alimentares e fornecer informação precisa ao consumidor que não pode consumir estes alimentos.


Procure um profissional adequado para ajustar a sua alimentação de acordo com as suas necessidades. Para uma alimentação saudável e com qualidade, procure um nutricionista.


Dra Caroline Moraes Nutricionista Clínica e Esportiva


Atendimento:

Vila da Penha:
Avenida Meriti ,1872
(21) 3144-8780

Shopping Nova América:
Centro Empresarial 3°Andar sala 334.
(21) 3111-4195 ou 3083-1090


Barra da Tijuca:
Avenida das Américas, 6205. Sala 202
(21) 3586-0026

Bonsucesso:                                                    
Rua Cardoso de Morais, 328.
(21) 3976-3179

e-mail: nutricionistacaroline@hotmail.com
 


http://www.rioquiropraxia.com.br/

https://www.facebook.com/BrothersNutrition?fref=ts

Instagram: @nutricionistacaroline

 

terça-feira, 3 de junho de 2014

Por que incluir tapioca na dieta?



    A tapioca é um alimento feito com a fécula da mandioca, substância farinácea fina extraída de raízes tuberculosas, que dá origem ao polvilho doce (goma de mandioca). É parecida com uma panqueca, também conhecida como beiju.



Composição nutricional da tapioca

   Por ser feita a partir da fécula de mandioca, tem como principal nutriente o carboidrato (amido), além de baixo teor proteico e de fibras. Uma porção de 50 gramas tem cerca de 70 calorias, 14 gramas de carboidrato e 1,6 grama de proteína. Contém vitamina B1, B6, B9, cálcio, ferro, teor de sódio baixo. Como não tem glúten, pode ser consumida por pessoas portadoras de doença celíaca.
Alimento Especial
   Como a tapioca é feita à base de polvilho e água, podem ser adicionados diversos recheios, fazendo dela um alimento prático e saboroso. Como não contém muitas calorias é um alimento mais leve e fácil de ser digerido.
Razões para incluir Tapioca na dieta:
1 – Prática - Basta apenas hidratar o polvilho e a massa, quando aquecida, já está pronta.
2 – Versátil - Permite diversos tipos de recheios e sabores. É possível transformá-la em panquecas e até em pizzas.
3 – Substitui o pão - Fonte de carboidratos, ela pode ser uma aliada no café da manhã em substituição ao pão. Basta escolher o recheio mais adequado ao seu plano alimentar e necessidades nutricionais.
4 – Não contém glúten - Por ser feita a partir da mandioca, favorece na redução dos efeitos colaterais presentes no glúten a quem tem doença celíaca.
5 – Tem pouca caloria - 50g de tapioca corresponde a metade das calorias de duas fatias de pão.
6 – Alternativa de refeição pré-treino e pós-treino - Por ser digerida mais rápido, fornece energias mais rapidamente para o corpo, deal durante a prática do exercício físico. E também como recuperação rápida de energia no pós-treino.
7 – Baixo teor de sódio - Tem menos teor de sódio do que alimentos industrializados, como pães, biscoitos.
8 – Livre de gorduras e açúcar - Como sua preparação é feita a partir de farinha e água, não possui, áçucar e nem gorduras.

Para uma alimentação com qualidade procure um nutricionista.

Dra Caroline Moraes
 
Nutricionista Clínica e Esportiva

Atendimento:

Vila da Penha:
Avenida Meriti ,1872
(21) 3144-8780

Shopping Nova América:
Centro Empresarial 3°Andar sala 334.
(21) 3111-4195 ou 3083-1090


Barra da Tijuca:
Avenida das Américas, 6205. Sala 202
(21) 3586-0026

Bonsucesso:                                                    
Rua Cardoso de Morais, 328.
(21) 3976-3179

e-mail: nutricionistacaroline@hotmail.com
 


http://www.rioquiropraxia.com.br/

https://www.facebook.com/BrothersNutrition?fref=ts

Instagram: @nutricionistacaroline