domingo, 22 de dezembro de 2013

Ceia de Natal mais Saudável




É comum sair da rotina e cometer alguns excessos com a alimentação nas festas de fim de ano, mas existem algumas regrinhas que você pode seguir sem sacrifícios para manter uma alimentação equilibrada. Basta fazer escolhas mais leves e substituir os alimentos gordurosos por opções light, sem economizar no sabor.

Saladas de folhas com legumes e até frutas, são ótimos para entrada, já que essas combinações são fontes de fibras que dão saciedade e também são refrescantes para esta época.

E a salada pode ficar ainda mais nutritiva se você incrementar com castanhas, nozes e amêndoas, por exemplo. Combinar tomate, cebola, agrião e o trigo em grãos, para uma salada rica em ferro, proteína e fibras. O amargo da rúcula com o docinho da manga podem dar um gostinho diferente para o seu prato.

Na hora de preparar a carne para a ceia, tenha alguns cuidados.O ideal é que a carne de ave seja consumida assada e sem a pele, que contém gordura e colesterol. Substituir a tradicional maionese por uma opção feita com iogurte natural, menos calórica.

As oleaginosas, como castanhas e nozes, podem servir de lanche antes da ceia. Elas têm ação antioxidante e diminuem o colesterol. Mas são mais calóricas, por isso o ideal é consumir uma porção moderada. O segredo de saborear a ceia sem culpa é preparar pratos saudáveis, deixando de lado os alimentos pesados e gordurosos e preferindo as carnes magras (peixes e carne branca), saladas e frutas.

Muitas pessoas deixam de comer regularmente nos dias que antecedem a ceia para se alimentarem “sem peso na consciência” nas festas, mas esta opção não é saudável. Antes do Natal e Ano Novo é necessário manter a alimentação normalmente, comendo de três em três horas, e optar por alimentos mais saudáveis, como frutas e saladas.

O mais importante nas comemorações é não exagerar na quantidade e sim na qualidade. Deve-se evitar também beliscar os alimentos durante a preparação do prato e, mesmo com as festas e compromisso de fim de ano, não abandonar os exercícios físicos, para evitar transtornos futuramente.


Faça adaptações
Se você acha que não consegue se conter com as iguarias de fim de ano, que tal fazer algumas adaptações?

- Arroz: que tal usar arroz integral com pedacinhos de vegetais ou mesmo de castanhas? Gergelim ou semente de girassol também podem compor o prato.

- Farofa: substitua a farinha, parcialmente ou totalmente, por aveia. E nada de bacon! Coloque milho, pedacinhos de ovo cozido, castanhas, cebola, alho, salsinha.

- Doces: sempre à base de frutas e tente substituir, por exemplo, na hora do preparo, o leite integral pelo leite desnatado, o açúcar por mel ou adoçante.

- Prato principal: prefira as aves, como o peru, o chester ou o tender, do que o pernil, que é muito mais gorduroso.

Não tenha medo de arriscar a fazer preparações novas e mais saudáveis.


Para uma alimentação com qualidade procure um nutricionista.

Dra Caroline Moraes
Nutricionista Clínica e Esportiva

Atendimento:

Vila da Penha:
Avenida Meriti ,1872
(21) 3351-2244 ou 99853-3537

Shopping Nova América:
Centro Empresarial 3°Andar sala 334.
(21) 3111-4195 ou 3083-1090

Botafogo:
Avenida Lauro Sodré, 455.
(21) 99853-3537

Barra da Tijuca:
Avenida das Américas, 6205. Sala 202
(21) 3586-0026 ou 97864-1311


e-mail: nutricionistacaroline@hotmail.com