quarta-feira, 11 de julho de 2012

Alimentos Funcionais


   

                       



   Os alimentos funcionais são aqueles que colaboram para melhorar o metabolismo e prevenir problemas de saúde. Ou pelo menos deveriam ser assim: os cientistas já reconhecem as propriedades funcionais de muitos desses alimentos, porém os estudos ainda não são conclusivos. 
       Essas substâncias não são novidade, como às vezes prega a indústria de alimentos. As isoflavonas, por exemplo, compostos que ajudam na redução do colesterol ruim, fazem parte da alimentação humana desde que a soja foi descoberta pelos chineses, há mais de 5 000 anos.
     O que vem acontecendo é um aprofundamento nos conhecimentos da natureza química das substâncias funcionais e das suas funções no organismo. Com isso, os laboratórios e a indústria alimentícia passaram a produzir, em larga escala, alimentos funcionais formulados ou “artificiais”, como leites fermentados, biscoitos vitaminados e cereais matinais ricos em fibras.
       Para chegarem ao mercado, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária exige que o fabricante apresente provas científicas das propriedades funcionais alegadas na embalagem. Mas não se entusiasme demais com os rótulos: 1 litro de leite com ômega 3, por exemplo, oferece menos desse ácido graxo que uma posta de salmão.

 Alimentos que prolongam a vida:

TOMATE: fortalece a memória.
ALHO: aumenta a imunidade.
FRUTAS VERMELHAS: Protegem contra o câncer.
CASTANHA-DO-PARÁ: retarda o envelhecimento.
MAÇÃ: acalma 
LINHAÇA: controla a oscilação hormonal.
IOGURTE: previne doenças.


 Dra. Caroline Moraes
  Nutricionista
 Atendimento Nutricional domiciliar e em consultório
 Av. Meriti, 2008. Vila da Penha-RJ
  21- 3351-3195/ 7870-9580
   e-mail: nutricionistacaroline@hotmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário