quarta-feira, 12 de junho de 2013

LEUCINA UMA ALIADA NA REPARAÇÃO E SÍNTESE PROTEICA




A Leucina é um dos aminoácidos de cadeira ramificada (BCAA). A Leucina, a valina e a Isoleucina têm características únicas por possuírem esta estrutura de ramificação de suas cadeias, o que os demais aminoácidos não possuem. Por isso, são de consumo essencial ao funcionamento do organismo, ou seja, são aminoácidos essenciais.


A Leucina age diretamente no citosol (citoplasma) das células, para dar início ao processo de síntese proteica a partir da transcrição do DNA.

As fontes de leucina são a maior das fontes proteicas de alto valor biológico ( que contêm elevada quantidade de aminoácidos essenciais). Existem também os suplementos de leucina, especialmente voltados para o público esportista devido a uma propriedade muito atrativa que é a estimulação da síntese proteica.

Na prática, o consumo de leucina é capaz de otimizar os resultados de ganho de massa muscular, quando devidamente acompanhada por uma alimentação rica em proteínas.

Os tipos de proteínas teciduais a serem formadas também dependem do tipo de estímulo ou das necessidades reais das células. Por este fator e quando se deseja o ganho de massa muscular através da suplementação de leucina, é interessante que a ingestão desta seja realizada depois do treino de força por ser este um momento em que já há necessidade orgânica de reparação das estruturas musculares, geradas por meio dos microtraumas causados pela atividade física.

Neste momento não podem faltar aminoácidos dentro das células musculares para que a síntese proteica ocorra.

Outros horários, como pela manhã, antes dos treinos, antes de dormir ou em refeição mais longe dos treinos, também são discutidos, visando a redução de catabolismo muscular e a potencialização do crescimento muscular.

Além da enorme vantagem da leucina para praticantes de atividade física, destacam-se ainda suas funções como aminoácido de cadeia ramificada, tais como a prevenção de fadiga central ocasionada por altas concentrações de serotonina, a diminuição da dor muscular de início tardio e de fadiga muscular por alguns dias após o exercício, sugerindo sua grande importância nos treinos e na recuperação muscular pós-treino.


Dra Caroline Moraes 
Nutricionista Clínica e Esportiva

Novos Locais de Atendimento:

Centro Empresarial Shopping Nova América, Vila da Penha e Botafogo.
Contato : (21) 9853-3537 / 7870-9580

e-mail: nutricionistacaroline@hotmail.com 

https://www.facebook.com/DraCarolineMoraes

http://www.rioquiropraxia.com.br/

http://www.facebook.com/golden.cage.7?ref=ts

Instagram: nutricionistacaroline

Nenhum comentário:

Postar um comentário