quarta-feira, 8 de agosto de 2012

Dia Nacional de Combate ao Colesterol



Vilão das doenças cardíacas, o colesterol é essencial para o funcionamento do corpo humano

Popularmente, ele ficou conhecido como o inimigo do coração, vilão que pode provocar o acidente vascular cerebral (AVC) ou infarto do miocárdio. Mas o colesterol é primordial para o bom funcionamento do corpo humano. Para conscientizar sobre a importância de as taxas estarem em harmonia, 8 de agosto foi instituído como o Dia Nacional de Combate ao Colesterol.

Presente em boa parte dos alimentos, o colesterol é um tipo de gordura (lipídeo) encontrado naturalmente no organismo humano. Conforme a Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM), ele é componente estrutural das membranas celulares. Está no cérebro, nervos, músculos, pele, fígado, intestino e coração. Além disso, o colesterol é utilizado para a produção de hormônios, vitamina D e ácido biliar, que ajuda na digestão das gorduras. 

Alimentação
De acordo com a SBEM, cerca de 70% do colesterol é produzido pelo organismo, no fígado. Os outros 30% são decorrentes da dieta alimentar. Frituras, carnes processadas (salame, linguiça, salsicha) e alimentos ricos em gordura, como bacon, toucinho, carne de frango com pele, torresmo, manteiga, creme de leite e nata têm uma quantidade relevante de colesterol. 

Em excesso no organismo, o lipídeo pode se depositar nas paredes das artérias do coração e provocar dores no peito, infarto do miocárdio ou AVC, também conhecido como derrame. Há dois tipos de colesterol: o “bom”, HDL, e o “ruim”, o LDL, associado ao aparecimento das doenças cardíacas. 

Taxas ideais
Para se manter longe dos problemas, preste atenção às taxas dos seus exames. Os números se referem à soma do HDL com o LDL. A adição é considerada boa quando está abaixo de 200; suspeita quando está entre 201 e 239; e elevada quando está acima de 240. 

Evite os problemas com o colesterol ao optar por uma vida saudável. Pratique exercícios físicos de três a cinco vezes por semana, tenha um sono de qualidade, fique longe do cigarro e evite os alimentos gordurosos. Prefira leite e iogurte desnatados, queijo branco fresco, ricota, peixes, aves sem pele e substitua os alimentos que possuem farinha branca pela integral. 

Se você tem problemas com o colesterol procure um médico e um nutricionista.

FonteSociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia 

Dra. Caroline Moraes
        Nutricionista
 Atendimento:
Av. Meriti, 2591 sala 210. Vila da Penha,quarta- feira. Tel: 2481-5931.
Av. Meriti, 2008. Vila da Penha. Sábado. Tel: 3351-3195.

e-mail: nutricionistacaroline@hotmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário