segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013

Diabetes tipo 2


O que é Diabetes tipo 2?

   Sinônimos: Diabetes não insulino-dependente

          O diabetes tipo 2 é uma doença que dura a vida toda (crônica), marcada pelos altos níveis de açúcar (glicose) no sangue. O diabetes tipo 2 é a forma mais comum de diabetes.


Causas




         O diabetes é causado por um problema com o processo de produção ou de consumo de insulina no organismo. A insulina é necessária para levar o açúcar do sangue (glicose) às células, onde fica armazenado e, depois, é utilizado para gerar energia.
          Quando se tem diabetes tipo 2, os adipócitos (células de gordura), os miócitos (células dos músculos) e os hepatócitos (células do fígado) não respondem corretamente à insulina. Isso é conhecido como resistência à insulina. Por causa disso, o açúcar do sangue não entra nessas células para ser armazenado e transformado em energia.
          Quando o açúcar não consegue entrar nas células, altos níveis de açúcar se acumulam no sangue. Esse processo é chamado de hiperglicemia.

Sintomas de Diabetes tipo 2


           Normalmente, as pessoas com diabetes tipo 2 não apresentam sintomas no início. Elas podem não apresentar sintomas por muitos anos.
           Os primeiros sintomas de diabetes podem ser:
  • ·         Infecção na bexiga, no rim, na pele ou outras infecções que são mais frequentes ou curam lentamente
  • ·         Fadiga
  • ·         Fome
  • ·         Aumento da sede
  • ·         Aumento do volume da urina

           O primeiro sintoma também pode ser:
  • ·         Visão turva
  • ·         Disfunção erétil
  • ·         Dor ou dormência nas mãos ou pés



Alimentação e exercícios: peças-chave

           As peças-chave para a prevenção do diabetes tipo 2 são simples. Por mais que os médicos repitam isso, no entanto, a mudança no estilo de vida, fundamental para a prevenção e sucesso no tratamento, ainda é uma tarefa complicada. Prevenir a doença passa por uma alimentação equilibrada, evitando o abuso de doces e gorduras, e a prática de exercícios físicos regularmente. Uma dieta rica em fibras e com menor quantidade de gorduras (óleos, creme de leite, manteiga) é a recomendação principal da Sociedade Brasileira de Diabetes. No item exercícios físicos, a prática quatro vezes por semana até 40 minutos de caminhada, por exemplo, é indicada. E lembre-se: ao fazer isso você estará prevenindo outras doenças importantes, como as cardiovasculares, osteoporose etc.


Dra Caroline Moraes
Nutricionista Clínica e Esportiva

Largo do Machado:
Rua do Catete, 310. Sala 405.
Tel: 7870-9580 
http://www.facebook.com/vidasaudavelcatete


Vila da Penha:
Av. Meriti, 2591 sala 210. Quartas.
Tel: 7870-9580/ 2481-5931

Av. Meriti, 2008. Sábado
Tel: 3351-3195/ 7870-9580

e-mail: nutricionistacaroline@hotmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário