terça-feira, 26 de junho de 2012

As piores Dietas da atualidade

     Nutricionistas elegem as piores dietas da atualidade.

PIORES:


Dieta da Proteína:
Ingestão somente de carnes, leite, queijos, ovos e derivados.
Diminui a absorção de cálcio, aumentando os riscos de osteoporose. Altera o pH do sangue, mudando o funcionamento das células, e aumenta o acúmulo de gordura no fígado. Pobre em vitaminas, fibras e minerais.


Dieta da Bíblia:
A ingestão diária é de somente 600 calorias podendo ser ingerido qualquer tipo de alimento.
De sexta-feira à noite até domingo pela manhã, não se pode ingerir nenhum tipo de alimento, jejum, assim como na bíblia. O hábito é prejudicial não somente pelo jejum, mas também pela baixa quantidade de calorias ingeridas.

Dieta do Tomate:
É baseada no consumo de tomate, mas permite o consumo de frutas, hortaliças, carnes e derivados. São proibidos gorduras.açúcares, cereais e leguminosas.
O baixo teor de carboidratos pode causar cansaço e indisposição. A falta de gordura acaba reduzindo a absorção de  algumas vitaminas. Pode causar flacidez.

Dieta da Melancia:
Durante sete dias só é permitido ingerir melancia, nas outros sete, a alimentação é normal. O valor calórico da dieta é insuficiente. O baixo teor de nutrientes, pode causar cansaço, indisposição e carências nutricionais.

Dieta da Sopa:
Durante pouco mais de uma semana, só se toma uma sopa com receita pré-definida.
Esta dieta impede a queima de gorduras e pode causar baixa de humor, depressão e falta de energia.

Dieta dos Três dias:
O cardápio é baseado em frutas, chás, sucos, biscoito de água e sal e torradas. São feitas 6 refeições diárias.
A dieta não leva em consideração as necessidades nutricionais do individuo, causando cansaço, indisposição e carências nutricionais. O emagrecimento é basicamente causado pela desidratação.

Dieta do Vinagre:
Uso de vinagre em todas as refeições.
Pode causar gastrite e úlcera devido a acidez.Não há orientação para o consumo de alimentos ricos em fibras, antioxidantes e minerais.

Dieta do tipo Metabólico:
Um teste indica qual o "tipo metabólico" do indivíduo e se ele deve ingerir mais carboidratos, proteínas ou ambos.
Assim  como as outras restringe a ingestão de grupos alimentares importantes para a manutenção da saúde.

Dieta do tipo Sanguíneo:
Pelo tipo sanguíneo( A, B, AB, e O), o indivíduo sabe quais alimentos deve consumir, e quais deve evitar.
A dieta não possui comprovação científica, restringindo grupos alimentares importantes, levando a carências nutricionais e ainda não determina a quantidade dos alimentos que devem ser ingeridos.

Dieta das Cores:
Em cada dia de dieta, come-se apenas uma cor de alimentos.
A perda de peso ocorre pela perda de massa muscular e não de gordura. A falta de alguns alimentos pode causar dores de cabeça, hipoglicemia e tonturas.

       O perigo destas dietas está na restrição alimentar e calórica, além de não proporcionar uma reeducação alimentar. A reeducação alimentar proporciona uma perda de peso a longo prazo, ou seja, a pessoa perde peso, não retornando o peso anterior. No momento em que se restringe um grupo alimentar, perde-se peso facilmente, como por exemplo, a dieta da proteína que restringe carboidratos, no momento em que se volta a ingestão de carboidratos, volta-se a ganhar peso.
O ideal é procurar um Nutricionista para adequar a dieta as suas necessidades, e ainda melhor, fazer uma adaptação da dieta ao seu ritmo de vida, aos seus gostos e aversões alimentares, tornando assim a dieta mais prazerosa e fácil de ser seguida e mantida.

 Texto baseado no bem-viver do extra.globo.com

  Dra Caroline Moraes
         Nutricionista
         Contato:
       (21) 7870-9580
       e-mail: nutricionistacaroline@hotmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário